Estamos viciados, mas isso você já sabia
- fefasignorelli
- 8 de abr. de 2021
- 3 min de leitura
A gente tá viciado. Sim. Estamos. Eu, você e toda a parcela da população que possui um celular. Estamos viciados.
E você aí, que viu O Dilema das Redes e deu uma leve surtada e tem vivido em uma crise existencial, para agora e reflete que 97% das coisas que você ouviu lá, você já sabia.
Na minha opinião como uma pessoa que trabalha diretamente com redes sociais, eu achei o documentário muito assustador porém necessário. Às vezes precisamos de algo assim pra de fato acordar. E no caso, a discussão vai muito além de quanto tempo a gente passa vidrado na tela do celular. É sobre os nossos valores, nossas opiniões, o quanto somos influenciados e como isso impacta nas nossas decisões conscientes e inconscientes.
Influência!!! Somos manipulados o tempo todo, Fernanda. Desde o minuto que acordamos até o minuto que dormimos, você tem noção disso? Será que eu quero isso aqui mesmo ou o instagram me disse que isso seria uma boa ideia?
Uma das coisas que mais me impressionou foi como o cara que inventou o like disse “Nós não imaginávamos que ia se tornar no que se tornou, a ideia era espalhar a positividade pelo mundo” e estamos em 2020 e um like se tornou o que separa a crise de ansiedade de um sorriso. Quando viramos tão refém?
O que sempre ouvi que torna os humanos mais evoluídos que os animais sempre foi “Nós raciocinamos, nós tomamos decisões” Tomamos? O capitalismo se tornou tão intrínseco a nossa forma de viver que nós nem reparamos quando viramos robôs. Controlados pelo que nós próprios criamos! Estúpidos! A estupidez humana ainda vai nos destruir. A estupidez humana é o que queima o Pantanal, é o que nos polariza em dois grupos que se odeiam, é o que nos isola, é o que mata o diálogo.
Quem a gente vai cancelar hoje?
A internet deu poder na nossa mão, deu poder na mão de quem não sabe lidar com esse poder. Você se acha forte por trás da tela, né? Se acha no direito de opinar no corpo, no relacionamento, na vida alheia? Quem te fez juiz do mundo? Quem disse que isso é certo e aquilo é errado? O que é certo e o que é errado?
Outra coisa muito interessante é como a gente consegue se isolar na nossa bolha, né? A gente acha que está sempre certo pois estamos rodeados de quem concorda com a gente porque o ser humano é egocêntrico e gosta da reafirmação. E tudo bem! Saúde mental em primeiro lugar, mas nós não podemos matar o diálogo. É dialogando que a gente cresce como sociedade, mô. Ninguém nasce sabendo. (Mas assim existe um limite também, tem gente que é só ruim mesmo.)
Eu não tenho uma solução! Não sei o que fazer mais do que você, mas vou te falar algumas coisas que eu faço pra manter minha sanidade e continuar trabalhando e vivendo e postando o Instagram.
Tenha sempre em vista as suas prioridades e objetivos. E não deixe que nada te distraia muito da onde você quer chegar. Se a sua prioridade é chegar num ponto da vida em que você vai viajar todo ano, trabalhe pra isso. Esconde o celular e trabalhe. Eu sempre tento dizer pra mim mesma: vai valer a pena no final! E eu sei que vai.
Tente espalhar a mensagem. A sua mensagem. Comece a sua volta, que de pouquinho em pouquinho a gente faz da Internet (e do mundo) um lugar mais consciente.
Nade contra a corrente. Não siga pessoas por educação, siga quem você quer e quem te acrescenta (concordando com você ou não). Quando você perceber que você tá só perdendo tempo na internet SAI IMEDIATAMENTE. Eu sei que é difícil mas cada dia mais vai ficar mais fácil. Não se perca nos recomendados do Youtube. Vai lá e pesquisa. Por incrível que pareça a gente ainda é mais inteligente que o algoritmo. Assume o controle das suas redes e fala pra si mesmo: Eu não preciso estar no celular agora. Desativa as notificações, fala pro seu amigo: vamos conversar ao vivo? Sai de casa, vê o dia sabe?
Tá. Já falei demais. agora vai lá, sai do aplicativo que eu também tenho que ir lá seguir meu próprio conselho.

Comentários